Serviços Terapêuticos

Psicologia

Avaliação e intervenção em problemáticas de saúde mental e patologias diversas, com vista à promoção do bem-estar, desenvolvimento pessoal e redefinição de vivências. Baseia-se na evidência científica para construir um espaço seguro e confidencial de reflexão e desenvolver estratégias saudáveis para lidar com pensamentos, sentimentos e comportamentos.

Quando recorrer a um Psicólogo Clínico?
Situações de ansiedade, depressão, luto ou outras situações traumáticas. Problemas de adaptação, relacionais, dificuldades emocionais ou problemas de autoestima, entre outras dificuldades sentidas.

Os nossos psicólogos:
Alexandra Alves | Ana Fortes | Pedro Saraiva | Vítor Teixeira

Avaliação e intervenção num leque variado de dificuldades experienciados pelas crianças e adolescentes, procurando compreender as necessidades psicológicas básicas de cada criança ou jovem e perceber de que forma a família e os contextos sociais influenciam o ajustamento socioemocional, o desenvolvimento cognitivo e a adaptação comportamental.
Procura atenuar as dificuldades de adaptação, desconforto e incapacidades, bem como promover o bem-estar e desenvolvimento pessoal.

Quando recorrer a um Psicólogo Clínico?
Problemáticas emocionais, ansiedade, trauma, perda. Problemáticas desenvolvimentais, perturbações mentais, défice cognitivo ou outras questões de bem-estar e adaptação.

Os nossos psicólogos:
Alexandra Alves | Ana Fortes | Ana Gabriela | Inês Miguel | Maria Ramunni | Patrícia Cardoso | Pedro Capela | Pedro Saraiva | Vítor Teixeira.

Intervenção que se foca no processo de desenvolvimento e aprendizagem de crianças e jovens com vista à avaliação e intervenção nas mais diversas áreas, sempre numa perspetiva funcional. É realizado um plano de acompanhamento especializado e individualizado definido consoante as necessidades e características de cada criança ou adolescente, num momento muito específico do seu desenvolvimento. A articulação com a família e escola é essencial para uma intervenção contextualizada.

Quando recorrer a esta especialidade?
Quando é necessária uma avaliação e intervenção em perturbações do desenvolvimento ou avaliação e intervenção de dificuldades de aprendizagem. Trabalha ainda métodos de estudo, insucesso escolar, problemas de comportamento, entre outros.

Os nossos psicólogos:
Ana Gabriela | Patrícia Cardoso | Pedro Capela

A Intervenção Precoce associa um plano de apoios sociais, educativos e de saúde para crianças até aos 6 anos de idade e suas famílias.
A primeira infância é um momento privilegiado de desenvolvimento em que as aprendizagens são mais rápidas e frequentes, pelo que a intervenção nesta fase terá um elevado impacto no seu desenvolvimento futuro. Este tipo de intervenção foca-se na criança, promovendo oportunidades de aprendizagem, mas também nos seus cuidadores, de forma a fortalecer as suas competências.

Quando recorrer a esta especialidade?
Quando são identificadas problemáticas de desenvolvimento até aos 6 anos de idade.

Os nossos psicólogos:
Patrícia Cardoso | Pedro Capela

Intervenção com vista à melhoria do rendimento desportivo, crescimento e desenvolvimento pessoal de atletas nas diferentes idades e escalões de formação/competição. O Psicólogo do desporto trabalha ainda em modalidade de consultoria a equipas técnicas, com vista à integração de variáveis psicológicas no processo de treino, realizando ainda o acompanhamento e intervenção com treinadores no que diz respeito ao seu papel no contexto desportivo.

Quando recorrer a um Psicólogo do Desporto?
Quando são sentidas dificuldades ao nível da gestão emocional ou de expectativas, gestão de resultados ou intervenção no processo de recuperação de lesões. Intervém também com vista ao desenvolvimento de competências e melhoria da performance desportiva.

Os nossos psicólogos:
Inês Miguel | Pedro Capela