Medicina Tradicional Chinesa
A Medicina Tradicional Chinesa (MTC) é uma arte de cura de origem milenar que comporta diferentes ramos terapêuticos, entre eles: a Acupuntura e a Moxabustão, a Farmacopeia Chinesa, a Nutrição e Dietética Chinesa, a Massagem Terapêutica Chinesa (Tui Na) e o Qi Gong (exercício físico). Todos estes agem ao nível da prevenção e promoção da saúde e bem-estar, tendo eficácia em inúmeras patologias tanto de carácter físico como psíquico ou emocional. Isto acontece porque a MTC é uma terapia holística, isto é, ela avalia o indivíduo como um Todo, tendo em conta as suas debilidades físicas, psicológicas e emocionais, conseguindo-se assim a ligação entre estes três campos e, consequentemente, uma acção terapêutica muito completa e abrangente. No âmbito da MTC procura-se sempre encontrar a raiz do problema, em vez de tratar apenas o que está à superfície, ou seja, os sintomas que dele provêm.
A primeira consulta consiste num diagnóstico detalhado (anamnese), em que o terapeuta procura identificar quais os padrões energéticos afectados num dado paciente, de forma a escolher o tratamento mais adequado para cada caso clínico.
Aqui estão alguns exemplos das técnicas que podem ser utilizadas durante uma consulta de Medicina Tradicional Chinesa:
- Acupuntura: uso de agulhas em pontos específicos do corpo (meridianos energéticos) com efeito terapêutico.
-
Moxabustão: técnicas de calor (através da planta
Artemisia vulgaris) em pontos específicos do corpo com efeito terapêutico.
- Acupuntura com electroestimulação: colocação de estimulação eléctrica em agulhas colocadas nos pontos de acupuntura, de forma a tonificar ou criar analgesia.
- Auriculoterapia: colocação de agulhas e/ou esferas no pavilhão auricular para estimulação de pontos reflexos.
- Tui-Na: terapia manual vulgarmente conhecida como massagem chinesa que pode ser utilizada de forma isolada ou como complemento da acupuntura em vários tratamentos.
- Ventosaterapia: uso de ventosas de vidro para efeitos terapêuticos (age ao nível da circulação sanguínea e linfática, remoção de toxinas, desbloqueio de estagnações que podem ser musculares, energéticas, etc.).
- Reflexologia podal: acupressão e massagem na região podal e suas áreas reflexas.
A Medicina Tradicional Chinesa é utilizada em diversas patologias, tais como:
- Hérnias discais
- Dores lombares / dorsais / cervicais
- Dor ciática
- Dores menstruais
- Tendinites, artroses e outros problemas articulares
- Distúrbios do sono (Insónias)
- Depressão
- Ansiedade
- Ataques de pânico
- Cefaleias / Enxaquecas
- Distúrbios gastrointestinais ou digestivos
- Distúrbios respiratórios e alergias
- Consulta Anti-tabágica
- Entre muitos outros
No Fio de Ariana, o paciente poderá escolher entre estas três opções:
- Consulta de Medicina Tradicional Chinesa Neste caso será diagnosticado e acompanhado de uma forma holística através das técnicas acima referidas, podendo resolver vários problemas de saúde em simultâneo e melhorar bastante o funcionamento do seu metabolismo e da sua qualidade de vida.
- Massagem terapêutica completa Receberá uma massagem terapêutica em todo o corpo, eliminando dores musculares e articulares, melhorando a circulação sanguínea e linfática e o funcionamento do metabolismo e, ao mesmo tempo, promovendo o relaxamento e bem-estar, aliviando tensões emocionais e stress.
- Massagem terapêutica parcial Terá os mesmos efeitos da massagem completa, mas a nível localizado. Pode ser uma massagem apenas às costas, ou à cabeça e pescoço, ou uma massagem drenante para pernas e pés cansados, por exemplo.
Terapeuta de Medicina Tradicional Chinesa: Madalena Barbosa

Fatal error: Uncaught Error: Call to undefined method BDmysql::num_rows() in /home/fiodeari/public_html/documentos.php:45 Stack trace: #0 {main} thrown in /home/fiodeari/public_html/documentos.php on line 45